Plaina Elétrica
Tudo que você precisa saber sobre uma Plaina elétrica, vamos te falar hoje!
O que é uma Plaina elétrica?
É uma ferramenta utilizada em serviços de carpintaria. Esse equipamento é facilmente empregado para desengrossar e nivelar madeiras rústicas. Alguns modelos são capazes de oferecer um melhor acabamento em peças de formatos distintos.
Nas linhas gerais, a plaina é ideal para redução de irregularidades em superfícies de madeira, além de oferecer melhores resultados com trabalhos de marcenaria e reformas gerais.
Para que serve?
Utilizada para ajustar a superfície irregular de madeiras rústicas, cortar arestas, recortar cantos em formato de meia-lua, entre outros. É possível encontrar alguns modelos capazes de oferecer um acabamento mais trabalhado, como na confecção de molduras decorativas, criação de arcos em toras e outros.
Suas funcionalidades?
Composta por um corpo de metal, as plainas mais modernas apresentam uma base plana ou curvada e uma lâmina afiável. Os modelos elétricos tem um sistema de ajuste milimétrico do corte, proporcionando maior controle sobre os níveis de desgastes na peça trabalhada.
Esse equipamento é muito versátil e pode ser útil em diversos projetos. Suas funções dependem diretamente do tipo de trabalho a ser realizado, sendo eficiente no desbaste grosseiro ou acabamento de tabuas e até mesmo de tampos inteiros.
Modelos
No mercado atualmente existem três tipos de plainas, podendo ser elétrica, de calço e manual. No primeiro modelo, duas lâminas rotativas ficam responsáveis pela realização do corte. Já a plaina manual realiza as mesmas atividades que a primeira, porém, não conta com sistema elétrico e demanda de maior esforço para realização do trabalho.
Agora a plaina de calço (ou acabamento) é utilizada no desbaste das peças de modo que seu tamanho seja ajustado durante a instalação de portas, janelas, gavetas e demais estruturas de madeira. Acessórios como esquadro, guias, grampos e morsas são fundamentais para proporcionar melhor controle sobre o corte e acabamentos mais delicados, independente do modelo escolhido.
Como escolher o equipamento mais adequado?
Para a escolha do equipamento ideal, envolve uma serie de observações que devem ser feitas antes da decisão final. Questões como potencia, lamina e níveis de corte podem interferir diretamente no trabalho.
Se você pretende realizar tarefas pontuais e de baixa complexidade, um equipamento de menor potencia pode ser o suficiente para oferecer um aplainamento de qualidade. Plainas que oferecem mais opções de velocidades de rotação da lamina permitem um corte mais limpo, evitando o retrabalho.
Assim como a velocidade, o ajuste do nível de corte é um característica indispensável para facilitar a tarefa a ser executada. Madeiras com irregularidades podem demandar uma espessura maior de corte e, consequentemente, lâminas mais rápidas e afiadas.
A utilização da plaina é muito importante na execução de serviços em madeira. Para dominar o equipamento o primeiro passo é conhecer suas características e funcionalidades. Então procure uma ferramenta que ofereça conforto e facilidade durante a operação, além de segurança no manuseio.
Comentários
Postar um comentário